sábado, 18 de setembro de 2010

Por Marília Ribeiro
Graduanda em Pedagogia da Universidade Federal Da Bahia.

Resenha Crítica do texto: A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX.

Maria Helena Silveira Bonilla possui graduação em Ciências, Licenciatura de Primeiro Grau, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Ciências, Licenciatura Plena, Habilitação em Matemática, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2002). Atualmente é professora adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inclusão digital, software livre e políticas públicas.
A autora tem diversas obras publicadas tais como: Exclusão / Inclusão: elementos para uma discussão. Liinc em Revista, v. 5, p. 10, 2009. A Internet vai à escola. 1. ed. Ijuí - RS: nijuí, 1997. v. 1. 194 p. Escola Aprendente: para além da Sociedade da Informação. 1. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2005. v. 1. 224 p. Reflexão entre Professores em Blogs: passos para novas educações. Revista Tecnologias na Educação, v. 01, p. pal2, 2008. Inclusão digital e formação de professores. Revista de Educação (Lisboa), Lisboa, Portugal, v. XI, n. 1, p. 43-50, 2002.
 O artigo de Bonilla que irei dissertar nessa resenha é o: A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX.  É um texto bastante amplo e complexo, que aborda  diversos e diferentes assuntos pertinentes não só ao ambiente pedagógico escolar, mas ao mundo como um todo. Devido a todas  as transformações que vivenciamos atualmente estão mais complexas as relações humanas, com o advento da modernidade, com a revolução científica e tecnológica as relações estão ainda mais complexas.
 As transformações e inovações científicas e tecnológicas estão presentes em todos os ambientes, sejam eles escolares, domésticos, ou qualquer outro que envolva relações interpessoais. É possível proferir  que a tecnologia na modernidade está intrínseca a  vida humana, todo e qualquer ser humano precisa estar conectado com o mundo tecnológico. Os meios de comunicação, a mídia, a educação, todo está ligado ao mundo virtual.
 A escola precisa estar intimamente conectada (ligada) com a tecnologia, as crianças muitas vezes já vão para a escola sabendo utilizar o computador e os recursos tecnológicos, a escola precisa reconhecer e levar em consideração a influência que o mundo externo tem sobre ela. Hoje os países de primeiro mundo são aqueles que desenvolvem mais e melhor a tecnologia, tecnologia essa que é utilizada pelas mais remotas comunidades.
 Seja na política, na economia, todos dependem da tecnologia para estar conectado com o mundo. É importante salientar, no entanto que essa tecnologia quando não selecionada pode causar muitos danos. É necessário possuir uma visão crítica sobre  o mundo da tecnologia para discernir o que serve (o que é útil) do que não serve (maléfico). Essa mesma tecnologia que desemprega uma grande massa, pode também oferecer novas oportunidades para aqueles que estão conectados com o mudo virtual. Os vídeos que são exibidos no site do Youtube é um exemplo, pessoas divulgam os seus trabalhos por meio dele, e na maioria das vezes conseguem retorno imediato, tanto financeiro quanto de divulgação.
 Muitas escolas precisam ter um espaço aberto para todas essas informações. O aluno deve conhecer  e ter acesso as realidades do mundo científico e tecnológico, porém para isso é preciso ter uma boa e eficiente prática pedagógica na escola. A escola  e todos que estão no ambiente escolar necessitam entender a tecnologia como um todo, não apenas a maneira devida de  manusear o computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário