sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O movimento social da cibercultura

O movimento social da cibercultura

Pierre Lévy fez mestrado em História da Ciência e doutorado em Sociologia e Ciência da Informação e da Comunicação, na Universidade de Sorbonne, França. Trabalha desde 2002 como titular da cadeira de pesquisa em inteligência coletiva na Universidade de Ottawa, Canadá. É membro da Sociedade Real do Canadá (Academia Canadense de Ciências e Humanidades). Dentre as inúmeras obras de Lévy estão: As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 1. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 1992. 263 p; As árvores de conhecimentos. São Paulo: Escuta, 1995. 188 p. (em co-autoria com Michel Authier); O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996. 160 p; A ideografia dinâmica: para uma imaginação artificial? Lisboa: Instituto Piaget, 1997. 226 p.
 No artigo VII- O movimento social da cibercultura do livro Cybercultura Lévy nos traz algo bastante novo, é difícil pensar em movimento social quando falamos em tecnologia, mas na informática, na internet dentre outros meios tecnológicos, existem comunidades e movimentos sociais.
Esses movimentos geralmente são liderados por jovens dotados de curiosidades com ânsia em fazer novas descobertas, o desejo de fazer novas descobertas em modificar, motiva esses jovens a construir diversas inovações. Os diversos meios de comunicação possuem uma relação entre si, muitas vezes são independes, mas se relacionam, a exemplo das cartas, do correio, tiveram uma grande evolução, e com o crescimento desses meios de comunicação, a maioria das pessoas conseguem ter acesso a comunicação. O mesmo acontece com a internet, à fabricação e a constante inovação de novos produtos eletrônicos faz com que os produtos tenham menos tempo de validade e utilidade e com isso aumenta o consumo e o capitalismo, porém faz com que mais pessoas tenham acesso aos produtos, a tecnologia é contínua e está em pleno movimento, é preciso que as pessoas testem as inovações e assim cresce e aumenta as grandes invenções tecnológicas. O crescimento da comunicação voltada para a informática teve início com um movimento de jovens urbanos instruídos, que ganhou espaço nos anos 80. A internet está ligada a vários setores como as redes independentes de empresas, de associações, de universidades, de bibliotecas, jornais, dentre outros.  É esse conjunto que constitui e move o ciberespaço. É importante ressaltar que o ciberespaço cresceu em sua maioria a partir de pessoas anônimas e desconhecidas, sem grandes cargos na sociedade. O ciberespaço é um local de extremo contato com outras pessoas, a interconexão, a criação de comunidades virtuais e a inteligência coletiva são princípios básicos para a criação de um ciberespaço, uma comunidade virtual é constituída a partir de finalidades e interesses, independentes das posições geográficas que os seus participantes ou membros estejam e de onde essas pessoas se originam. O mundo virtual não distancia o homem, e sim aproxima. Atualmente é mais fácil e tem o custo mais acessível comunicar – se com um amigo que mora do outro lado do mundo.
Em um ambiente, ou comunidade virtual há um conjunto de regras e etiquetas que devem ser seguidas, nesses ambientes existem também brigas e discussões como no ambiente presencial, há ainda as manipulações como em todos os locais. As relações virtuais não dificultam os encontros físicos muitas vezes às facilitam, quem esta na frente de uma tela de computador ao contrário do que muitos pensam, a internet, proporciona viagens para o mundo todo, nos mostra programas que abrem um leque de conhecimentos. A comunidade virtual aproxima as mais remotas comunidades.
 A Inteligência coletiva é bastante utilizada nos espaços virtuais, porém ela muitas vezes atrapalha mais do que ajuda,  é utilizada para criar inovações, alterar padrões já estabelecidos, e ou beneficiar uma comunidade.
 O movimento social e cultural do ciberespaço dissipa um movimento latente da informação, que faz com que a tecnologia chegue de forma rápida e igual para todos.
De Pirre Lévy 
Por Marilia Ribeiro.

Um comentário:

  1. Oiiii Gabi!
    Gostei muito do seu texto, vc abordou muito bem a questão da cibercultura e do ciberespaço destacados por Levy.
    É atual, é novo, é agora e isso ás vezes me assusta. São muitas tecnologias, muitas informações... E tudo hoje gira em torno desta contínua transformação da nova relação com o saber.
    Vc está de parabéns!
    Ah, toda mitida na foto lá em baixo hein.... rsrs Está linda como sempre.
    Beijuuuuuuu

    ResponderExcluir