quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Um pouco sobre o TD (Tabuleiro Digital)

O Tabuleiro Digital é o projeto de inclusão digital, proposto pelo GEC (Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias), com computadores disponíveis nos três andares da Faced, e que tem como objetivo favorecer a inclusão sociodigital, através do acesso público à internet para a comunidade acadêmica da UFBA, assim como para a comunidade em geral que estuda, mora, trabalha no entorno do Vale do Canela. A organização dos TD está centrada na lógica das REDES, de forma que o acesso ao mundo digital possa se dar de forma plena e intensa. Além do acesso à REDE, esse projeto tem como compromisso político a divulgação e utilização de Software Livre (sistemas operacionais que permitem a liberdade de executar, estudar, modificar e distribuir o programa). Essa opção está conceitualmente articulada aos princípios do Projeto, que visa o uso das tecnologias numa dinâmica de LIBERDADE plena de acesso e navegação, sem restrições a sites, nem controle técnico sobre o tempo de uso ou para a identificação prévia dos usuários que o procuram, sendo assim um ambiente de autogestão.
Inclusão digital é mais do que ter acesso às máquinas. É o exercício da cidadania na interação com o mundo da informação e da comunicação. O Tabuleiro Digital, tal como os tabuleiros de acarajé da cidade de Salvador, na baia de Todos os Santos, espalha-se para proveito da comunidade universitária e da comunidade em geral. O Tabuleiro Digital é reto, sem encostos, sem almofadas, projetado para uso rápido e ágil como o do tempo de comer um bom acarajé ou ler e responder meia dúzia de e-mails. 
www.ici.ufba.br/twiki/bin/view/tabuleiro/tabuleirodigital.

2 comentários:

  1. O Tabuleiro Digital além de utilizar software livre como base de sustentação tecnológica, o TD ao ser implantado possui hardware oriundo do processo de reciclagem. É importante salientar que o fato de usar equipamentos reciclados não implica tecnologia de baixa qualidade, ao contrário, para fazer um hardware mais antigo operar com eficiência, é necessário desenvolver soluções de software altamente qualificadas. Por isso, a opção pelo Software Livre é de fundamental importância. São estes softwares que permitem o estudo, a modificação e a produção de soluções pontuais a cada caso. Permitem também que esse conhecimento, produzido colaborativamente, seja socializado de forma que outros possam se apropriar dele para construir também suas próprias soluções.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que, quanto mais divulgar a respeito do Tabuleiro Digital, estará enfatizando a sua relevância.

    ResponderExcluir